companhia de seguro

Procurar por uma companhia de seguro, que agrade tanto na questão do preço quanto na qualidade e diversidade dos serviços oferecidos, nem sempre é uma tarefa fácil, pois, muitas vezes, se uma empresa de seguro é boa, ela acaba sendo cara, e se, ao contrário, é muito barata, geralmente não atende todos os nossos requisitos. 

Por isso, vamos, neste artigo, procurar a te ajudar a encontrar a fórmula de como encontrar o equilíbrio, contratando uma de uma companhia de seguro que tenha um bom custo/benefício, ou seja, faça a melhor união entre um preço adequado ao seu orçamento, ofereça os serviços adequados.

Planos oferecidos pela companhia de seguro

O primeiro aspecto a ser observado em uma companhia de seguro, é quais os planos ela oferece. Por exemplo: em uma empresa de seguro saúde, observar, por exemplo, com quais hospitais mantém convênio, que tipos de cirurgia autoriza; enfim, realizar uma análise completa de tudo que a companhia pode oferecer. 

Não adianta pegar uma empresa de seguro recém-inaugurada, muito barata, mas, por ser nova, voltando ao exemplo da saúde, poucos serão os médicos que irão aceitá-la. No final, você somente estará jogando dinheiro fora.

Por isso, ler o contrato, detalhadamente, inclusive as famosas ‘letrinhas miúdas’, antes de assiná-lo, e saber tudo o que você tem direito, é um primeiro aspecto a ser analisado ao se penar em contratar uma companhia de seguro.

Observar o registro na Susep

Um segundo aspecto, também de suma importância ao contratar um plano de seguro, é verificar como a empresa está avaliada na Superintendência de Seguros Privados (Susep), que é o órgão responsável por controlar as empresas do setor em todo o País.

Se uma empresa de seguro está bem-conceituada nesse órgão, a chance de você contratar uma boa compania de seguro aumenta, pois ela já foi avaliada e testada por profissionais, e pelo menos teoricamente, seria uma empresa capacitada para oferecer o melhor serviço possível.

Benefícios e reclamações

Um terceiro aspecto a se observar em uma companhia de seguro, é quais os benefícios oferecidos por ela. Pois, se uma empresa de seguro, oferece um plano muito barato, e que não tenha nenhum tipo de benefício, provavelmente, não vale a pena contratar um plano com ela, pois, como diz o ditado, “o barato pode sair caro”.

Por fim, o último item que é imprescindível se observar sobre uma companhia de seguro, é o número de reclamações que ela possui. Isso é possível de ser feito por meio de vários sites na internet, que possuem um sistema de avaliação de empresa de seguro.

Também as redes sociais dão excelentes indicações se determinada companhia de seguro é boa ou ruim, pois, quem melhor que os próprios usuários para avaliar essas questões! São eles que usam e, por isso, podem avaliar, corretamente, se uma companhia de seguro é boa ou ruim. 

Por isso, antes de contratar uma, sempre dê uma olhada nas redes sociais e nos grupos de discussão, para saber o que estão falando da empresa que está escolhendo, para saber realmente se vale à pena contratá-la.

E vocês, que tipo de cuidados tem tomado antes de contratar uma companhia de seguro? Deixem suas opiniões abaixo e vamos debater esse tema tão importante.